sábado, 8 de maio de 2010

Abnoba - Quem era?

Abnoba era a deusa celta da Floresta Negra, do parto, e de inúmeros rios. Julga-se que o rio Avon é uma variação do nome da deusa.

Os romanos, que tinham um santuário dedicado a ela nas termas em Badenweiler, associaram-na à deusa Diana, chamando-a de Dianae Abnobae e Abnoba a Caçadora, dando também o seu nome a uma cidade na foz do rio Avon.

Embora possa parecer que Abnoba é uma deusa menor, este não é o caso. Se assim fosse, era pouco provável que os romanos tenham construído santuários associados a ela ou associando-a com Diana.

É possível que o nome Abnoba seja apenas um nome local para a área da Floresta Negra, e que esta fosse uma deusa bastante adorada por toda a Europa. Era conhecida também como Arduninna, deusa gaulesa da Lua, da caça e da Justiça, nas Ardenas, e que montou um javali para o caçar; e Devana, ou Dziewona a Deusa das florestas selvagens para os sérvios, checos e polacos, bem como por outros nomes perdido para nós. Talvez até Danu dos celtas possa estar intimamente ligado com ela.

Infelizmente, assim como as grandes florestas da Europa, a informação real sobre ela é dispersa, e diminuta estando, talvez para sempre, perdida.
Assim, ficam a saber porque assino como Abnoba. No fundo, é o meu nome.

1 comentário: