domingo, 9 de maio de 2010

Culhwch and Olwen

O Mabinogion é o título dado a uma colecção de onze histórias reunidas a partir de manuscritos medievais galeses. Os contos recorrem à mitologia celta pré-cristã, elementos de contos populares internacionais e tradições históricas do início da Idade Média. Enquanto alguns detalhes podem remontar às antigas tradições da Idade do Ferro, cada um destes contos é o produto de uma tradição narrativa altamente desenvolvida em Gales, tanto oral como escrita. Lady Charlotte Guest em meados do século XIX foi a primeira a publicar traduções para inglês da colecção de textos, popularizando, ao mesmo tempo, o nome Mabinogion.

O conto "Culhwch and Olwen" é um conto sobre um herói galês relacionado com Artur e seus guerreiros. Algumas evidências linguísticas indicam que ele ganhou a sua forma actual no século XI, tornando-se talvez no primeiro conto arturiano e um dos primeiros textos em prosa em galês.

O pai de Culhwch, o Rei Cilydd filho de Celyddon, perde a sua esposa quando esta dá à luz. O Rei Cilydd casa novamente e a sua nova Rainha tenta casar Culhwch com a sua filha, algo que é rejeitado pelo jovem. Assim, a Rainha ofendida lança uma maldição sobre ele em que ele não conseguirá casar com ninguém a não ser com Olwen, filha do Gigante Ysbaddaden Pencawr. Embora nunca a tenha visto, Culhwch apaixona-se por ela, mas o seu pai avisa-o de que ele nunca irá encontrá-la sem a ajuda de seu famoso primo Artur.

Culhwch dirige-se, então, ao castelo de Artur, montado no seu cavalo, cena que é bastante bem descrita com pormenores detalhados. Quando chega à corte de Artur, em Celliwig na Cornualha, explica-lhe o sucedido e Artur concorda em ajudá-lo. Este é um dos primeiros textos, orais e escritos, que colocam Artur num local geográfico específico.

Assim, Culhwch segue em viagem com seis dos melhores guerreiros de Artur, entre eles Cai (conhecido mais tarde como Sir Kay), Bedwyr (Sir Bedivere) e Gwalchmei (Sir Gawain). O grupo reúne-se com alguns parentes de Culhwch que conhecem Olwen e concordam em marcar uma reunião para delinearem o que fazer. Finalmente Olwen vê Culhwch e apaixona-se por ele. Porém, não se pode casar com ele sem o consentimento do pai, já que este morreria quando a filha casasse. Culhwch vai pedir a mão de Olwen em casamento mas o Gigante Ysbaddaden não aceita a não ser que Culhwch consiga fazer uma série de tarefas que seriam impossíveis. Contudo, Culhwch é bem sucedido e acaba por casar com Olwen, e o Gigante acaba por morrer.
Só algumas destas tarefas são descritas e, talvez aquela com maior destaque, é a da caça do javali Twrch Trwyth, que poderá ter antecedentes na mitologia celta.

2 comentários:

  1. Sou apaixonada por literatura anglo-normanda, mas ultimamente... tenho estado mais que apaixonada, foi otimo encontrar seu blog.
    Espero ler muito e muitas coisas por aqui

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!
    Agora tenho andado com muito trabalho da faculdade, não tenho conseguido actualizar... Mas assim que tiver um tempinho, venho cá! ;)

    ResponderEliminar